June 29, 2010

Graus de Tolos

Segundo Edwin Lefevre (Reminescências de um especulador financeiro) os tolos se diferenciam entre si de acordo com seu grau de experiência:
Tolo principiante (primeiro grau): Não sabe nada e todos (inclusive ele mesmo) sabem disso.
Tolo segundo grau: Pensa que sabe muito e faz os outros pensarem desta maneira também. Ele é o tolo experiente, que estudou - não o mercado propriamente dito, mas algumas observações sobre o mercado, feitas por tolos pertencentes a um grau ainda mais alto. O tolo de segundo grau sabe como evitar perder seu dinheiro e, algumas das situações que surpreendem o inexperiente pricipiante.
Semitolo (terceiro grau): É o semitolo que é o suporte real das corretoras. Ele dura em média 3, 5 anos. É o semitolo que naturalmente está sempre citando os famosos aforismos de negócios e as diversas regras do jogo. Ele conhece todas as proibições pronunciadas pelos oráculos mais velhos - exceto a principal, que é: Não seja um tolo!
Este semitolo é o tipo que pensa que já alcançou o juízo, porque adora comprar nos declínios do mercado. Espera por eles. Ele mede suas vantagens pelo número de pontos que seu preço de compra esta do preço máximo. Em mercados fortemente altistas, o tolo comum honesto, completamente ignorante a respeito das regras e antecedentes, compra cegamente porque tem esperança nos preços que carrega todo seu dinheiro - até que uma vigorosa mudança nos preços carrega todo o seu dinheiro com um golpe cruel.
Tolo cuidadoso faz o que eu fazia, quando achei que estava jogando o jogo de maneira inteligente - de acordo com a inteligência dos outros.